12/12/2012 - A Kombi sairá de linha em 2013, mas terá substituta.


Utilitário mais antigo do Brasil terá produção encerrada. Sucessora não será modelo vendido pela Volks no mercado europeu; preço inicial será igual ao da atual.

Autor: Larissa Florêncio/Foto: Divulgação/Larissa Florêncio.

A Kombi, primeiro veículo produzido pela Volkswagen no Brasil e que continua sendo fabricado até hoje, será descontinuado no final de 2013. O motivo que levará ao encerramento da vida do utilitário mais antigo do País é o não cumprimento das exigências de segurança, que passam a vigorar a partir de 2014 e obrigam os veículos novos comercializados no Brasil a terem airbags e freios ABS.



As informações passadas por uma fonte ligada à fabricante alemã colocam um ponto final nas especulações sobre o futuro da Kombi e adiantam detalhes sobre os próximos passos que a marca pretende seguir.




De acordo com o informante, “a Kombi como conhecemos hoje não será mais fabricada”. Mas isso não significa que  Volkswagen acabará com a história da Velha Senhora. A fabricante já está trabalhando em um modelo substituto.

Pensando no fiel público consumidor do utilitário, que preza por uma boa relação custo-benefício e baixo custo de manutenção, o novo veículo, que atenderá as exigências da legislação, deve chegar com preço praticamente igual ao do atual modelo. E para quem quiser algo mais sofisticado também serão oferecidas versões com mais equipamentos e que elevarão o valor do veículo.

Pistas sobre a sucessora.



Esqueça tudo o que você sabe sobre o primeiro utilitário brasileiro. A sucessora da Kombi será totalmente diferente. Inclusive, não será desenvolvida pelas mãos dos engenheiros da Volkswagen. Isso quer dizer que a vinda de um dos modelos vendidos pela Volkswagen no mercado europeu está descartada. De acordo com a fonte, a fabricante alemã comprará a patente de um carro criado por outra empresa e o venderá com o logo da VW.

No entanto, não conseguimos confirmar se o veículo será desenvolvido exclusivamente para a Volks ou se já existe e é comercializado em outros mercados – como a Renault faz atualmente no Brasil, vendendo com a sua marca os carros da romena Dacia.

Curiosidades sobre a Kombi.



- A Kombi surgiu da idéia de criar um veículo de carga com peças usadas no Fusca. O projeto foi liderado pelo holandês Ben Pon, em 1947. E em 8 de março de 1950 a primeira unidade da Kombi saiu da linha de produção da fábrica de Wolfsburg, na Alemanha.

- Sabe o que significa Kombinationsfahrzeug? Essa sopa de letrinhas é o nome original do veículo. Em alemão, quer dizer “combinação de veículos”.

- Em 2 setembro de 1957 começava a produção da Kombi no Brasil. Na época, o índice de peças nacionais era de 50%. Na década de 1960 a nacionalização passou para 95%.




- A versão de seis portas surgiu aqui em 1961 e, em 1967, chegava à configuração picape com motor 1.5 litro. A nova frente e o motor 1.6 estrearam em 1976. A dupla carburação chegou em 1978 e, no ano seguinte, o motor podia ser refrigerado a água. Na década de 1980 surgem as variantes a diesel e a álcool. Em 1997, surge a porta corrediça e desenho mais atual. Em 2006, estréia o motor 1.4 flex, que equipa a Kombi no Brasil até hoje.



- Atualmente, a Kombi tem 55 anos de produção no Brasil e 62 anos de fabricação mundial. A Velha Senhora será aposentada com 56 anos de Brasil e aos 63 anos de idade; o Fusca teve sua produção encerrada mundialmente aos 65 anos.


03/12/2012 - FORAM 114 VOTOS E FICAMOS EM 3º LUGAR NO CALENDÁRIO, OBRIGADO GALERA!!!

É isso aí meu povo, aos amigos e amigos dos amigos, que empenharam-se tanto para a nossa causa, aquela do calendário 2013 da COPAVA de Curitiba, uma boa notícia, estamos nele sim. Agradeço os votos e o tempo dispensado ao assunto, obrigado mesmo. Aos que quiserem conferir as 12 eleitas, segue o link: http://blogdakombi.copava.com.br/

AGORA ELA ESTÁ COMPLETA...


Como vocês podem ver, o meu Elefantinho Shell já está devidamente instalado, ou melhor, pendurado no espelho da Elvira. Particularmente eu achei que ficou muito bem, a foto é do Ian, ele está me surpreendendo nesse assunto, e olha que não fez curso, acho que é talento mesmo. Vai ver que herdou isso do tio dele, meu irmão Sérgio, na década de 70 o cara fotografava até o vento... A palavra escrita em vermelho, Fahrvergnügen, é um adesivo e seu significado em alemão é: "O Prazer Em Dirigir". Nesse caso, um Volkswagen. Perfeito!!!!

20/11/2012 - JÁ ESTÁ VALENDO, A VOTAÇÃO ESTÁ ABERTA!!!

Prezados leitores, convoco todos vocês para que acessem o link do blog da Copava e votem na Elvira no concurso que vai eleger as 12 mais para o Calendário 2013 deles. É só acessar e seguir as instruções, se puderem passar o link para seus contatos, pedindo o voto deles também, agradeço.

http://blogdakombi.copava.com.br/

15/11/2012 - ESSA PODE SER A FOTO CAMPEÃ, SÓ DEPENDE DE VOCÊ!!!


Recebi um e-mail do Rebuli, ele é o Presidente do KCC (Kombi Clube de Curitiba), o e-mail foi um convite para participar do concurso que vai eleger as 12 Kombosas mais "cool" do ano de 2012. As escolhidas vão estampar o calendário da Copava (Concessionária Volkswagen de Curitiba) para o ano de 2013. O Ian, meu filho e escudeiro incansável, e eu, fomos na nossa chácara na Estrada Dona Francisca e fizemos uma série de fotos legais da Elvira para participarmos desse concurso importantíssimo. Só que no site oficial deles sempre aparecia uma mensagem dizendo que o arquivo com a foto da Elvira que eu queria mandar era muito pesado, pois é, ainda bem que tinha um e-mail para contato, se alguma coisa desse errada. Fiz o contato, recebi uma resposta e encaminhei a foto para o concurso. Agora cabe aos meus seguidores/leitores, acessarem o blog da promoção e votarem na Elvira. Assim que as votações estiverem valendo eu vou postar o link para isso, estamos combinados? Eu me divirto...

A ELVIRA JÁ FOI ATÉ MATÉRIA DE REVISTA, É VERDADE!!!!


A Fusca Ativo Magazine é a primeira revista de Santa Catarina dedicada ao Fusca e seus modelos derivados e já é uma referência junto aos apaixonados por esse "esporte" no Brasil. A Fusca Ativo Online é também a primeira revista digital dedicada ao velho fusquinha e outros clássicos, ela é vista aqui no Brasil e em outros continentes, levando informação sobre esse assunto aos 4 cantos do mundo! Acesse esse link a seguir (http://issuu.com/fuscaativo/docs/montag_rd09/1e você verá na versão eletrônica da Fusca Ativo Magazine uma matéria da Elvira, tem algumas fotos e um texto feito por mim, a matéria é a partir da página 38 e vai até a página 48 e foi feita basicamente sobre tudo o que está postado aqui no meu blog, vale a pena conferir, eu sou suspeito a falar, ficou muito legal.

CAMISETAS PERSONALIZADAS...




Conheci pela internet o Daniel, ele fabrica camisetas personalizadas de vários temas, inclusive pode-se montar camisetas exclusivas com um tema da sua escolha, que ele monta. O nome da empresa dele é "Liga das Camisetas" e fica em São Paulo, o site é www.ligadascamisetas.com.br. Pedi para ele fazer uma com o tema Kombi e outra com o tema Garelli, aquela motoneta dos anos 70 e que eu tenho uma. Os preços são bem convidativos e o Daniel é muito atencioso no atendimento, gostei e virei cliente. Fica a dica.

LEMBRA DELE??? É O ELEFANTINHO SHELL...

Atualmente, ninguém sai oferecendo gasolina para vender. Porém, antigamente, era muito normal de acontecer, inclusive tinha até quem ganhasse um brinde para comprar a gasolina dessa ou daquela marca. Você se lembra? Um dos últimos brindes desses era o simpático elefantinho da Shell, isso foi na década de 70. Quem completasse o tanque, ganhava um elefantinho que vinha na versão plástica ou em chaveirinho de metal. Esse da foto não é o chaveirinho não, esse é o da versão plástica e ficava pendurado no retrovisor interno do veículo, eu consegui resgatar um para a Elvira e a história dele é inacreditável, isso para quem sabe do valor que eles tem, por conta da dificuldade em encontrar um em bom estado nos dias de hoje. O cidadão que me vendeu o meu vinha caminhando pela rua quando deu de cara com uma sacola plástica no chão, ao abri-la, deparou-se com nada mais, nada menos, que 50 elefantinhos dentro dela, todos intactos. Segundo seu relato, deveriam pertencer a um antigo representante da marca e que se aposentou e decidiu que não queria mais eles por perto, aí fez um 5S no sótão da sua casa e eles foram para o lixo, ou melhor, para a rua. Sorte dessa pessoa que encontrou, depois desse que ele vendeu para mim, sobraram só 11 dos 50 que ele tinha.

10/11/2012 - TEM NOVIDADE CHEGANDO... SERÁ???

Ainda que um tanto prematuras, mas reais, as negociações para que a "família" aumente, estão em andamento, trata-se de um trator Ford 8N 1945 igual esse da foto. As negociações estão acontecendo em duas frentes, a primeira é com o atual dono para baixar o valor pedido e a segunda é com a patroa aqui em casa para liberar a verba.

VOCÊ SABE QUE É APAIXONADO POR SUA KOMBI, QUANDO...

01. Ao levar sua KOMBI à oficina você se sente como se conduzisse um parente ao pronto-socorro.
02. Se alguém pergunta quanto vale sua KOMBI, você pensa em um número que daria para adquirir uma mansão em Miami.
03. Se um curioso ousa dizer que alguma coisa em sua KOMBI não é original, você toma isso como ofensa à sua honra.

04. Você passa a manhã inteira polindo a KOMBI só para responder aos elogios dizendo “nem tive tempo de limpá-lo esta semana”.
05. Você gostaria que todos os mecânicos mexessem na sua KOMBI com luvas de pelica, trajando uniforme branco e tivessem a delicadeza de uma gueixa.
06. Quando sua KOMBI passa num burraco, você sente dor, como se houvesse sido fisicamente atingido.
07. Se você tivesse domínio sobre a natureza, haveria uma eterna sombra protegendo sua KOMBI, a chuva nunca a atingiria e todos os seres que voam (e defecam), seriam exterminados.
08. Você gasta mais dinheiro na sua KOMBI em estopa e cera polidora do que em sabonete e pasta de dentes.
09. Bater a porta de sua KOMBI, ou apoiar-se nela, é considerado crime hediondo, inafiançável, pior do que matar um mico leão dourado.
10. Ao pensar em falecimento, é mais fácil você aceitar ser doador de órgãos do que doador de KOMBI.
11. Você coleciona fotos e documentos de sua KOMBI como se montasse um “álbum do seu filho”.
12. Para você e sua KOMBI, qualquer ferro-velho é muito mais atraente que o melhor shopping-center.
13. Somente os outros proprietários de KOMBI não acham que você seja maluco. A família e os vizinhos têm certeza!
14. Nada é impossível, demasiadamente longe ou suficientemente caro se for para o bem da sua KOMBI.
15. A família está sempre em primeiro lugar, mas sua KOMBI vem um pouco antes.

(adaptado do texto original de "Nero G. Pireli - Você sabe que é um verdadeiro antigomobilista quando...")

20/01/2012 - DIA NACIONAL DO FUSCA!!!

Dia 20 de janeiro foi instituído como o Dia Nacional do Fusca aqui no Brasil, nada mais justo, um carrinho valente como ele deve ter um dia reservado no calendário. Mas também... É o dia em que recebi os documentos da Elvira! Isso aí meu povo, esse hiato que aconteceu na atualização do blog nesses últimos anos foi proposital. É só vocês olharem a data da última atualização e compararem com a atual e terão uma idéia da maratona que foi a transferência desse documento de SP para SC. Foram anos de espera, de muitas idas e vindas ao despachante, de tantas consultas ao DETRAN de SP e SC, de centenas de consultas na Delegacia regional, de e-mails, telefonemas, que confesso, deu vontade de desistir. É complicado, não consigo entender, é tanta "bur(r)ocracia" e a bandidagem consegue clonar, alterar número de chassi, motor e mais tantas outras coisas com tanta facilidade e nós, simples mortais, querendo levar tudo dentro da legalidade e não conseguimos... Mas deixa pra lá, isso já é passado, o importante é que a Elvira está regularizada, emplacada (placa preta) e pronta para sair às ruas. Um agradecimento todo especial à Rosi do Diener Despachante, que não largou do pé dessa gente no DETRAN de SP, que ouviu com uma paciência de Jó todas as minhas choradeiras nesse tempo todo, obrigado Rosi. No mais, só alegria, mas como diz a Mônica, só até a Elvira quebrar de novo!!!