Estamos em 2013 já. Então, mãos à obra, publico um novo texto e dessa vez com uma informação interessante e que pouca gente tem conhecimento, inclusive eu. Pode parecer loucura, mas é fato que existiram protótipos da Kombi com sistema de tração nas quatro rodas, o famoso 4x4. O desenvolvimento desse projeto foi realizado pela Dacunha Veículos, um concessionário da marca que, associado à QT Engenharia e Equipamentos (entre 1980 e 1985), desenvolveu um novo sistema de tração total aplicado à mecânica Volkswagen. Essa nova empresa, a Dacunha/QT, tinha como meta a diversificação na aplicação do sistema de tração integral, a ideia era conquistar o amplo mercado rural. Foram fabricadas apenas "duas" unidades da Kombi 4x4. O resultado das modificações foi positivo. A Kombi sempre tivera problemas com pisos sem atrito e também com subidas muito íngremes e ladeiras, mesmo secas, quando revestidas ou calçadas com materiais pouco aderentes. O sistema não produzia nenhum ruído estranho, mas, quando acionado, provocava certa perda do torque (força de saída do motor). De qualquer forma, não alterava o relativo conforto da suspensão original. A Kombi 4x4 podia ter sido uma importante aliada nas operações em estradas não pavimentadas, em estações chuvosas, em sítios, fazendas e para comércio em estradas do interior. Por causa da baixa produção e do custo do investimento realizado, ela não vingou. Talvez pudesse ter conquistado o nicho de mercado abocanhado pela Ford Pampa 4x4 e Ford Belina 4x4 durante os anos de 1980 e 1990, principalmente após o fim da produção do Jeep Ford, em 1983. Portanto, se você tiver uma dessas "duas" raridades na sua mão, parabéns, você tem uma mosca branca na sua garagem!!!
Do livro Clássicos do Brasil / KOMBI dos autores: Fábio C. Pagotto e Portuga Tavares.
A KOMBI NÃO RECEBEU A ATENÇÃO MERECIDA DA VW.
ResponderExcluirÉ O VEÍCULO UTILITÁRIO NACIONAL DE MELHOR CUSTO BENEFÍCIO, POR TER A CAPACIDADE DE TRANSPORTAR O PRÓPRIO PESO EM CARGA.
NÃO DESENVOLVERAM SUA CAPACIDADE EM TRANSPOR TERRENOS LISOS E ACIDENTADOS, O QUE ESTÁ OCORRENDO TAMBÉM COM SEUS CONCORRENTES DE OUTRAS MARCAS.
ISSO DEIXA, AOS APAIXONADOS E CRIATIVOS OFF ROADS, QUE OS DESENVOLVAM.
BOM?????