QUER ACOMPANHAR A RESTAURAÇÃO DO INÍCIO? VOCÊ TERÁ QUE DESCER ATÉ NO FINAL, LEMBRE-SE, NO BLOG A HISTÓRIA SÓ TEM SENTIDO DE BAIXO PARA CIMA!


Quando retiramos os bancos e os forros das portas, pudemos ver escrito em uma delas a data da última restauração: 23/11/2006. Não sei se dá para enxergar bem, está ali naquele adesivo preto por dentro da porta do carona, clica na foto que dá pra ver melhor...

# 32


É, até aqui os caras passaram essa porcaria, sorte que o mecânico é magrinho pra entrar aí dentro...

# 31


E aqui também...

# 30


A tal resina foi aplicada em tudo quanto era lugar...

# 29



Paciência e dedicação, os bons profissionais sabem que isso é importante para o trabalho sair bem feito...

# 28


Como esse tipo de veículo é um utilitário, há o costume de se passar uma resina nas partes que terão contato com a carga para a proteção da lataria. Essa resina parece uma fibra de vidro, o problema é que o cidadão que era o antigo proprietário dessa Kombi, passou esse produto nela toda e ainda por cima um serviço muito mal feito, diga-se de passagem. A espátula e a lixa voltaram.

# 27


Do outro lado o procedimento foi o mesmo, porém, com um pouco mais de dificuldade, mas vai ficar bom...

# 26


Descobrimos alguns parafusos enormes que aparentemente não serviam para nada, eles foram removidos com a lixadeira elétrica, em seguida aplicamos alguns pontos de solda e uma lixa mais fina para o acabamento, o próximo passo será aplicar uma massa no capricho e depois a pintura fará o resto...

# 25


Algumas dobradiças se quebraram na hora da desmontagem, levamos uma amostra até uma metalúrgica, que fez novas em latão, ficou bom.

# 24


Trabalho duro, vai ficar bom...

# 23


As laterais da carroceria sendo lixadas, começa a aparecer a base da primeira pintura...

# 22



Aqui foi um pouco mais complicado, tinha muitos cantos com início de ferrugem, como diz meu filho: Já Elvis...

# 21


Desse lado também ficou um bom trabalho...

# 20


Tá ficando bom...

# 19


E dá-lhe maçarico...

# 18




Ao menor sinal de um pontinho qualquer de ferrugem ou um buraco, maçarico nele...

# 17


Aqui está tudo limpo...

# 16


A caça aos podres continua...

# 15



Esse aqui é o irmão gêmeo daquela lá de baixo...

# 14


Nessa etapa da restauração apareceu cada coisa, tá certo que foi bem menos do a gente esperava, teve esse buraco aí e mais outro, os dois no compartimento abaixo da carroceria. Os "profissionais" que fizeram a última restauração nela, ainda em SP, colocaram chapas de fibra de vidro sobre os podres e colocaram massa por cima. Mas como a espátula não perdoa e mostra tudo, foi de arregalar os olhos. Mas tudo bem, esses buracos aí estão com os dias contados, agora é lixar bem, fazer um remendo como deve ser e pronto, vai ficar como novo.

# 13



Como a ferrugem aparece onde menos se espera, é melhor desmontar a Kombi toda e passar um pente fino nela...

# 12




A lataria também está recebendo uma atenção especial, tem dias que são três pessoas cuidando disso. Não é que a lata dela esteja tão ruim assim, como já disse, quero um carro alinhado e essa parte, a exemplo da mecânica, também tem que estar zerada, a Elvira não é nenhuma lazanha, mas quem lida com esse tipo de veículo sabe que todo "antigo" sempre herda muita massa de restaurações anteriores. O negócio é colocar a espátula e a lixa pra trabalhar...

# 11



Essa peça é fixada no painel, um pouco abaixo do volante, próximo da porta esquerda... Encontrei uma em um site de um alemão de Munique que está morando aqui no Brasil e está vendendo peças e acessórios para Kombis e Fuscas. Mas a que ele tem é com motor elétrico de 12 volts, não é original, essa que comprei é da época.

# 10


As coisas estão indo de vento em popa! Chegou uma peça que faltava e que é muito difícil de encontrar, trata-se do reservatório de água do esguicho do limpador de pára-brisas. Como as fotos mostram, nada mais é do que uma "bisnaga" plástica que tem uma rosca com uma borracha na ponta, pressiona-se com a mão essa borracha e a água é empurrada através de um caninho direto para os brucutús, que por sua vez, espirram essa água nos vidros da Kombi. Quem tem não vende e quem vende, pede muito, mas é assim mesmo...

# 09


Isso é o que podemos chamar de uma bagunça organizada. O motor está aberto e algumas peças dele estão sobre a bancada... Putz! E eu que pensava que era só o quarto do meu filho que era desse jeito.

# 08



O 1500 tá lá no estaleiro, as peças já voltaram da retifica, agora ele vai ser montado novamente, essa foto aqui é antes disso. Nossa, esse escape de Brasília não tem nada a ver... Um original já está a caminho!

# 07


Aí veio o Geraldo com uma notícia ruim: "O motor tem uma folga grande no mancal, abro ou não abro"... Pensei rápido com meu botões e decretei a sentença com um aviso importante a reboque. "Abre o bicho, mas tem que voltar tinindo". E lá se foi mais um pro estaleiro.

# 06




Tratamento VIP, é assim que se deve lidar com uma dama.

# 05



E pra não perder tempo, é um pra cada lado...

# 04



Aperta daqui, aperta dali, até o dono da Oficina meteu a mão na graxa.

# 03



Quando fizemos o embuchamento, aproveitamos para substituir também os amortecedores tanto dianteiros quanto traseiros, dos recondicionados de procedência duvidosa, para Kofaps legítimos, ficou muito bom mesmo...

# 02

A primeira medida tomada logo após a sua chegada foi encaminhar essa ilustre desconhecida para uma revisão completa. Apesar da idade, era um veículo novo, pelo menos para mim, e essa atitude seria necessária para conhecer todos os "segredos" dela. O pessoal da Oficina e eu passamos um pente fino completo na mecânica e em seguida na lataria. Infelizmente precisamos de algumas peças novas, nessa foto aqui estão fazendo o embuchamento, caixa de direção e revisando totalmente os freios dianteiros e traseiros. Foram usados só itens de primeira qualidade e de marcas conhecidas.

# 01 - 04/06/2009 - FOI AQUI QUE TUDO COMEÇOU...



A Elvira foi encontrada ainda no ano de 2008, foi através de um site especializado nesse tipo de negócio. Essa é a foto original do anúncio, foi aí que tudo começou e foi paixão a primeira vista. Também pudera, não é uma belezura essa menina? Depois de muita negociação e de uma viagem de mais de 8 horas de Francisco Morato SP até aqui, dentro de uma caminhão baú, finalmente eu pude dizer: agora ela é realmente minha.